Cabeçalho
Conteúdo
 
Inicio

Healthcare Design

FORMAÇÃO AVANÇADA 2012 | INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 16 DE MARÇO

eflyers_psgraduaes_2012-01

O Design dos exteriores e interiores dos hospitais, centros de saúde, unidades móveis e tratamentos domiciliares constituem um grande desafio para os designers e pessoal médico. Numa situação em que todo o sistema de saúde está sob pressão para reduzir custos e, ao mesmo tempo, ser mais responsivo aos "clientes", há necessidade de pensadores inovadores.

[ mais informações ] [ e-flyer ]

<h2>Cinema Documental – Olhares e Projectos</h2>
<p><span lang="PT">FORMAÇÃO AVANÇADA 2012 | INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 16 DE MARÇO</span></p>

Concursos FCT 2012


AVISO


Na sequência de orientações superiores, a Fundação para a Ciência e Tecnologia informa que abrirá em 2012 os seguintes concursos, abrangendo todos os domínios científicos:


1. PROJECTOS

Concursos abertos sequencialmente em quatro áreas científicas:
a) Ciências da Vida e da Saúde, com candidaturas abertas entre 15 de Fevereiro e 15 de Março de 2012
b) Ciências Exactas e da Engenharia, com candidaturas abertas entre 1 de Março e 29 de Março de 2012
c) Ciências Naturais e do Ambiente, com candidaturas abertas entre 21 de Março e 19 de Abril de 2012
d) Ciências Sociais e Humanidades, com candidaturas abertas entre 3 de Abril e 3 de Maio de 2012

Os resultados dos concursos serão anunciados no segundo semestre de 2012 por forma a possibilitar o início dos projectos em Janeiro de 2013

Continuar...

SISTEMAS DE ENERGIA E ECO-EFICIÊNCIASISTEMAS DE ENERGIA E ECO-EFICIÊNCIA

PÓS-GRADUAÇÃO

Portugal é um país com escassos recursos energéticos próprios, nomeadamente, aqueles que asseguram a generalidade das necessidades energéticas da maioria dos países desenvolvidos (como o petróleo, o carvão e o gás). Os países desenvolvidos têm, tradicionalmente, apoiado o seu sistema de produção de energia em fontes de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural). No entanto, para além de serem finitos na nossa escala de tempo, os combustíveis fósseis são já considerados uma das principais causas de aquecimento do planeta, pelo que a sua utilização não pode continuar a ser considerada ad aeternum.

Tal situação de escassez conduz a uma elevada dependência energética do exterior, sendo totalmente dependente das importações de fontes primárias de origem fóssil, e com uma contribuição das energias hídrica, eólica, solar e geotérmica, biogás e de lenhas e resíduos, que tem vindo a aumentar significativamente.

Continuar...

CINEMA DOCUMENTAL

OLHARES E PROJECTO.

Pós-Graduação

Cinema DocumentalActualmente o olhar documental ocupa um lugar crucial no cinema contemporâneo, das artes plásticas e até mesmo do teatro. Ele encontra-se presente ao nível de dispositivos de filmagem, narrativas, estéticas e olhares. Nesse sentido falar hoje do que é o Documentário é percorrer um território vasto composto de muito famílias diferentes dentro do cinema e das artes visuais. Podemos no entanto traçar algumas das suas tendências mais recentes e aquelas que têm sido inspiradoras para o futuro do documentário e para o futuro do cinema.

Continuar...