Cabeçalho cursos
Conteúdo
 
Inicio Computação Criativa

Computação Criativa

Versão para impressão

 

Coordenador de ciclo do estudos

Mestre Eduardo Cunha Cruz

 

Objectivos

O presente ciclo de estudos tem por principal objectivo formar profissionais multifacetados capazes de, por um lado, utilizar as tecnologias de informação no contexto da criatividade e das artes (incluindo-se aqui, a produção multimédia, o som, o vídeo, o design, …) e por outro, colocar a criatividade e as artes ao serviço ao serviço das tecnologias de informação. Pretende-se, assim, formar profissionais inovadores e criativos mas que, ao mesmo, tempo sejam capazes de pensar, adaptar, construir, gerir sistemas de informação diferenciados e adequados aos seus negócios. Os profissionais desta área devem ser capazes de analisar problemas e propor soluções criativas, interagindo com diferentes áreas do conhecimento e intervindo na realidade empresarial, garantindo, por essa via, vantagens competitivas. A ligação entre as artes e as ciências informáticas é já antiga e frutífera. A Computação Criativa constitui uma promissora área nas Tecnologias da Informação, cada vez mais procurada pelas empresas, assumindo um papel decisivo e estratégico no seu sucesso.

 

Competências

Para além da formação na área das artes digitais, design e criatividade, este curso confere ao diplomado uma formação sólida e estruturante em Tecnologias Informáticas e afins ou complementares.
Estes licenciados estarão habilitados a desenvolver trabalho no domínio das artes digitais e das tecnologias da informação em qualquer uma das suas potenciais áreas de aplicação. Durante o curso os estudantes adquirirão experiência teórica e prática na utilização de tecnologias, processos e técnicas criativas na concepção de soluções e abordagens inovadoras tanto nas artes digitais como na concepção de sistemas informáticos.
Pretende-se que estes futuros licenciados estejam aptos para utilizarem as tecnologias informáticas como suporte às diferentes artes digitais bem como para participarem de forma diferenciada em todas as fases actualmente reconhecidas do rigoroso processo de análise, concepção e implementação de soluções informáticas.

 

Provas de Ingresso | Saídas Profissionais | Áreas Científicas | Plano de Estudos