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Qualidade e Avaliação

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O IPA assumiu um compromisso institucional com a qualidade e a garantia da qualidade, como vector fundamental para o seu funcionamento e desenvolvimento. Esse compromisso foi consagrado nas alterações introduzidas aos Estatutos, por via da entrada em vigor do Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior (RJIES), que prevêem a criação do Gabinete da Qualidade e Avaliação e um novo órgão dedicado também a esta área, o Conselho de Acompanhamento e Avaliação.

A estratégia do IPA para a qualidade tem como vectores fundamentais a assunção partilhada da missão, visão e cultura da instituição, traduzida num Plano Estratégico para 2010-2012 virado para o desenvolvimento do IPA e, complementarmente, pela definição de procedimentos e mecanismos institucionalizados para a monitorização, avaliação e retroacção com vista à melhoria contínua, todos eles documentados, bem como de mecanismos de acompanhamento, avaliação e desenvolvimento do próprio sistema de garantia da qualidade.

Pretende-se que este processo seja um estímulo à motivação e ao envolvimento, numa cultura organizacional orientada para a melhoria contínua e para a avaliação encarada como um elemento natural na instituição numa perspectiva de transversalidade a todas as áreas do IPA, abrangendo, quer o funcionamento dos seus órgãos e serviços, quer a qualidade do ensino e da oferta formativa, das actividades de I&D e de todas as actividades de suporte.

Para dar cumprimento ao estabelecido pelo RJIES e de acordo com os princípios legais presentes na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), foi criado, em Janeiro de 2010, o Gabinete da Qualidade, com o objectivo desenvolver a estratégia de implementação de uma política da qualidade do IPA.

Foi desenhado um programa à medida, alinhado com os padrões europeus, muito aberto e flexível, com capacidade de dar uma resposta articulada às necessidades da organização, mas livre da carga burocrática e funcional que, não raramente, se lhe associa.