Conteúdo
 
Inicio CIDIPA

CIDIPA

Versão para impressão

 

O CIDIPA – Centro de Investigação do IPA tem como objectivos:

  • Desenvolver projectos de investigação nos domínios das ciências leccionadas no IPA, isoladamente ou em colaboração com terceiros;
  • Analisar as candidaturas dos docentes do IPA:
    • A bolsas de estudo para desenvolvimento científico e tecnológico;
    • A subvenções para participar em reuniões de índole científica ou tecnológica ou pedagógica, em que intervenham a título de representação ou apresente comunicação, ficando demonstrado o apoio recebido;
    • Apoiar científica e economicamente os docentes do IPA que pretendam realizar teses com vista à obtenção de pós-graduação ao nível do Mestrado, do Doutoramento ou da Agregação.
    • Desenvolver as acções necessárias à homologação de novos cursos a leccionar no IPA, incluindo os respectivos planos de estudo e conteúdos programáticos.
  • Apoiar os alunos recém-formados em tudo o que se demonstre útil aos seus desempenhos científicos e tecnológicos e a realização de estágio e a colocação em emprego na área de graduação, pós-graduação ou afim.
  • Fomentar a publicação de livros, textos e documentos elaborados por docentes do IPA, individualmente ou em conjunto com outros, internos ou externos, e, eventualmente, com alunos do IPA.
  • Realizar reuniões científicas em áreas do saber dos seus projectos de investigação e trabalho.


Organização

O CIDIPA é superiormente dirigido pela Direcção da CITE em colaboração com um Presidente, escolhido e nomeado pela Direcção da CITE ouvido o Presidente do Conselho de Direcção do IPA, que desenvolverá a direcção executiva do Centro de acordo com as orientações da CITE, ouvido o Presidente do Conselho de Direcção do IPA.

As actividades do CIDIPA desenvolver-se-ão por áreas de conhecimento ou tecnológicas, que devidamente organizadas, serão coordenadas por quem for designado pela Direcção da CITE, ouvido o Presidente do Conselho de Direcção do IPA e o Presidente do CIDIPA.

As actividades do CIDIPA são desenvolvidas por projectos que integram cada uma das áreas com coordenação científica e tecnológica, porém os projectos que envolvam mais que uma área do conhecimento serão coordenados pelo Presidente do CIDIPA, ouvindo para o efeito os coordenadores das áreas que contribuam para o trabalho.

As reuniões de coordenação do CIDIPA serão secretariadas por quem a Direcção da CITE venha a designar e deve sempre ser elaborada uma acta da reunião com as respectivas conclusões, submetendo-a à aprovação da Direcção da CITE através do Presidente do CIDIPA e requerer o seu acordo quando as decisões envolvam aumento das despesas orçamentadas.

Os responsáveis por projecto são naturalmente os respectivos impulsionadores, a menos que deleguem essa tarefa, devendo cada projecto ser identificado por uma sigla simbólica, constituída por letras identificadora da área do saber e por um número de ordem de dois algarismos.

 

Regulamento

Regulamento Interno do CIDIPA

Plano de Atividades

Plano de Atividades